VIRGOLINO TEM RAZÃO SOBRE A CRISE PRISIONAL

Em matéria publicada no jornal O GLOBO desta terça, dia 10 de janeiro de 2017, o atual secretário de  Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte e ex secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, Wallber Virgolino, cobrou que os agentes penitenciário sejam ouvidos no atual cenário de crise, chegando a usar a seguinte expressão “falar de tourada é fácil, quero ver é lutar com o boi na arena. Se fosse fácil, qualquer um fazia”.
 

Com a atual crise vimos por todo o Brasil muitos “especialistas” externando diversas opiniões sobre o problema, o Ministro da Justiça convocou reunião para os próximos dias com secretários de segurança pública no intuito de tratar sobre o caos já instalado em nosso país. Em nenhum momento  foram convidadas  as Entidades(sindicatos, associações e federações) para o debate, isso demonstra, pelo menos a princípio, que as possíveis soluções não passarão pelo crivo de quem realmente conhece de sistema penitenciário, temos a impressão que na verdade os governos estão querendo maquiar uma bomba que está prestes a explodir.
 

Uma mobilização com uma possível paralisação dos agentes penitenciários de todo o país já se ensaia, presidente Michel Temer, nos chame ao diálogo, a PEC 308 e agora também a 14/2016 do senador Cássio Cunha Lima que transformam os agentes em policia penal, já tramitam há muito tempo no congresso e ao que parece é a nossa maior reivindicação, não onera o Estado, trazendo consigo reconhecimento constitucional a esses profissionais. É fundamental estarmos atentos, pois é impossível melhorar o SISPEN se não valorizar e melhorar as condições de trabalho dos profissionais que colocam a mão no “boi”.

 

Marcelo Gervásio
Presidente Executivo
AGEPEN-PB

Compartilhe nas redes sociais