O CAOS IMINENTE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO DA PARAÍBA - Associação dos Agentes Penitenciários da Paraíba
O CAOS IMINENTE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO DA PARAÍBA

Publicado em: janeiro 4, 2017

Categoria: Notícias


Ontem, dia 03 de janeiro de 2017, no Jornal O Globo foi divulgado uma matéria na qual o próprio Ministro da Justiça alerta sobre uma onda de rebeliões no Sistema Penitenciário da Paraíba, esta Entidade vem advertindo a sociedade paraibana a algum tempo sobre essa realidade, segundo o referido jornal, se daria por conta de facções rivais em busca de controle sobre a cocaína que vem do nosso país vizinho, o Peru.
 

O baixo efetivo de agentes penitenciários é um fator de extrema preocupação nesta equação, temos hoje alguns dos nossos presídios funcionando em condições subumanas de “hiper lotação”, pasmem os senhores, mas Unidades Prisionais como o Silvio Porto e o “Roger” funcionam com uma proporção media de 120 privados de liberdade para cada agente penitenciário no plantão, onde o recomendado seria no máximo 20 presos por agente público.
 

Outro fator que nos preocupa é a desvalorização dos profissionais agentes penitenciários, levantamentos feitos dão conta de que o Estado da Paraíba para os piores salários base do Brasil aos seus agentes de segurança penitenciária e a segunda pior remuneração total da categoria no país. A insatisfação é geral e isso ajuda em muito a criar um ambiente de caos, o Governador precisa abrir o diálogo com o sistema penitenciário, a sociedade precisa saber do que realmente se passa intramuros dos presídios. Nos últimos seis anos o nosso salário se defasou, nosso efetivo diminuiu, a moral da “tropa” está em baixa e não enxergamos perspectiva de melhoras em curto prazo, só as facções cresceram e estão cada vez mais organizadas.

 

Marcelo Gervásio
Presidente Executivo
AGEPEN-PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *