NOTA DE ELOGIO AOS POLICIAIS PENAIS DE PATOS

Na noite do dia 25 de março de 2021, no Presídio Romero da Nóbrega, na cidade de Patos-PB, houve uma rebelião de alguns detentos daquele referido ergástulo, onde alguns detentos quebraram as paredes de algumas celas e fizeram uso do foto para protestar contra o diretor da Unidade Prisional. Entre as reivindicações dos detentos estavam melhoramento na comida e a forma como o gestor do presídio trata aos familiares.

A Associação dos Policiais Penais do Estado da Paraíba (AGEPEN-PB), com muita honra e orgulho, parabeniza aos policias do Romero da Nóbrega, das cadeias vizinhas e dos grupos especiais que juntos, ajudaram a conter o caos e estabeleceram a ordem no Presídio. Vale ressaltar que, na exitosa ação, nenhum policial ou privado de liberdade perdeu a vida, ou ficou ferido.

Quanto ao elogio dado pela direção da Unidade Prisional aos encarcerados, a AGEPEN-PB com perplexidade dado ao fato, manifesta-se pela desproporcionalidade, imoralidade e desequilíbrio do ato administrativo. Embora a Lei de Execuções Penais traga em seu corpo a previsão de elogio ao preso, mas acreditamos que nas referidas condições, após uma rebelião, não seria o momento propício para o ato descabido e afrontoso.

José Wágner Monteiro Falcão

Presidente da AGEPEN-PB

Compartilhe nas redes sociais