GOVERNADOR DA PARAÍBA ACERTA RETOMADA DA IMPLANTAÇÃO DO PCCR DOS POLICIAIS PENAIS PARA OS PRÓXIMOS MESES

setembro 10 01:34 2020

    

     FOTO PCCR

     A categoria de Policiais Penais do Estado da Paraíba está em festa, pois, no dia de ontem, 08 de setembro de 2020, em reunião com o Secretário da SEAP, Coronel Sérgio Fonseca, o Governador João Azevedo anunciou o restante da implantação do PCCR referente às CLASSES até dezembro, dividido em quatro etapas. A lei estadual que disciplina o plano de progressão dos policiais penais da Paraíba é a 11.359 de 18 de junho de 2019.

 

     Alguns pontos precisam ser ressaltados, entre eles, merece destaque que até o ano passado os policiais penais (antigos agentes penitenciários) eram a única categoria que não possuíam nenhuma perspectiva de progredir na carreira. Tínhamos casos de alguns policiais com 44 (quarenta e quatro) anos de exercício na função que percebiam a mesma remuneração que os advindos do concurso de 2008, com menos de dez anos na função. Vale salientar que nossa categoria já existe há mais de 90 anos e 11 anos do último concurso. Tal fenômeno não ocorria com nenhum servidor do Estado, pois todas as categorias já tinham sido contempladas em governos anteriores , restava fazer justiça aos antigos agentes penitenciários. A referida discrepância era um fator que influenciava diretamente no sentimento de baixa estima dos nossos honrados Policiais Penais.

     

     É importante que nos lembremos de agradecer ao atual Governador João Azevedo, que a todo o momento esteve aberto ao diálogo, cumprindo conosco a sua promessa de campanha de aprovação do Plano de Cargos e Carreira ainda em 2019. O atual Secretário da Administração Penitenciária foi importantíssimo nesta construção, preocupou-se todo momento em fazer a interlocução entre a categoria (através da AGEPEN-PB) e o Governo, nossos eternos agradecimentos. Por último, mas não menos importante, agradecemos a toda a nossa categoria por acreditarem no nosso justo sonho de ter o mínimo de dignidade, tendo em vista, o relevante serviço à sociedade paraibana.

 

     O anúncio de ontem por João Azevedo, fez com que o mesmo seja lembrado para sempre como o Governador que deu o primeiro plano de carreira dos policiais penais na história do sistema penitenciário do Estado da Paraíba. Que é um governo que tem palavra e merece confiança.

 

     Entretanto, a grande vitória foi construída tijolo a tijolo nos últimos anos, principalmente, após a fundação da Associação dos Policiais Penais da Paraíba (AGEPEN-PB). Foram  muita lutas, lágrimas, perseguições e processos administrativos injustos, abertos tão somente para intimidar e amedrontar, mas que não consguiram apagar o sonho de uma categoria.

 

      Não escapa da nossa memória, quando na última mobilização, um grupo de aproximadamente 40 (quarenta) policiais penais, entre eles quase toda a direção da AGEPEN-PB, estiveram bem próximos de serem demitidos por se levantarem contra a opressão, em um passado não muito distante, vivido em outro Governo. 

 

     Deus abençoe a todos que participaram, direta ou indiretamente, da vitória alcançada da valorização de profissionais historicamente esquecidos.

 

Enquanto houver vontade de lutar , haverá esperança de vencer.

Santo Agustinho

 

Escreva um comentário

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Seja o(a) primeiro(a) acomentar!.

Comente

Seus dados estarão seguros! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa.
Todos os campos são necessários.